O termo Airless, que em inglês significa sem ar, é um sistema de pintura que dispensa o uso de ar comprimido para se efetuar a pulverização do produto a ser aplicado. Os equipamentos Airless utilizam um pistão hidráulico para transferir produto a altas pressões, variando de 500 a pouco mais de 7.000 PSI dependendo de algumas características técnicas do equipamento. Este produto a altas pressões é transferido ao aplicador (pistola Airless), o qual possui um Bico Airless com orifício muito pequeno. Ao passar pelo orifício, o produto se rompe em pequenas partículas e forma um leque de produto pulverizado.
Existem equipamentos Airless que são movidos a ar comprimido, eletricidade ou gasolina, sendo que geralmente os movidos a ar são mais utilizados em indústrias, os elétricos são mais usados na área de construção civil e os a gasolina para demarcação viária. De qualquer maneira, qualquer modelo de equipamento Airless pode ser adaptado para utilização em quaisquer aplicação de produto.
As principais vantagens do sistema, é a possibilidade de aplicação de produtos de alta viscosidade, utilizando equipamentos mais robustos e que geram maior pressão, e a diminuição de névoa provocada pelo ar comprimido, gerando considerável economia de produto.O sistema Airless pode gerar uma série de vantagens que podem ser contabilizadas em planilhas eletrônicas, podendo ser comprovados por qualquer utilizador. Outras vantagens que também consideramos importante, pode-se contatar com o próprio uso do equipamento.
Nunca se falou tanto em formas para se diminuir impacto ambiental, meios de se consumir menos e ser mais efetivo. A tecnologia Airless veio para ajudar a diminuir o impacto ambiental das seguintes formas:
Os equipamentos Airless dão um melhor aproveitamento de produto gerando menos desperdício. Economia em qualquer processo industrial se reverte automaticamente em menor impacto ambiental através de diversos fatores.
Na área industrial, maior névoa na aplicação significa maior uso de elementos filtrantes na cabine de pintura. Como os equipamentos Airless geram menos névoa, há um consumo menor de filtros e outros insumos.
A menor incidência de névoa e menor diluição dos produtos a serem aplicados colaboram para uma carga menor de partículas suspensas no ar ou contato com solventes que podem causar algum dano à saúde.
Em se tratando de redução de custos, vários fatores contribuem para que cada processo de pintura tenha uma redução muito específica e particular. Não é porque em um processo se consegue um determinado percentual de redução que pode-se generalizar para qualquer situação. Abaixo, apresentamos os principais pontos de redução de custos ao se utilizar o sistema Airless.
Os Equipamentos Airless comumente usados na linha industrial são preferencialmente equipamentos com a seguinte configuração:
Bomba de pintura 28:1 utilizada para aplicações de materiais de baixa e média viscosidade.
Bomba de pintura 45:1 utilizada para aplicações de materiais de média e alta viscosidade.
Bomba de pintura 73:1 utilizada para aplicações de alta e altíssima viscosidade.
Os Equipamentos Airless para Construção Civil são equipamentos elétricos, que geram alta pressão no produto a ser aplicado.
Estes equipamentos podem gerar esta alta pressão através de um sistema de pistão hidráulico ou através de membranas.
Esta linha de equipamentos pode se diferenciar quanto a potência de seu motor, vazão de produto por minuto e pressão a qual aplica ao produto.
Equipamento Airless de linha hobbie/iniciante.
Este equipamento é destinado para pequenas obras em usos esporádicos por ter uma construção mais simples. Sua durabilidade pode ser comprometida em usos extremos, mas manda muito bem para pintores que desejam começar a usar a tecnologia a seu favor dispensando o pincel e o rolo.
Este é o modelo de entrada na linha profissional.
Para quem tem exigência de maior performance em obras de até 1.000 m2 por dia.
Modelo mais robusto e com componentes mais duráveis, indicado para pintura profissional em construção civil com apenas uma pistola de aplicação.
Este modelo é o verdadeiro companheiro do pintor profissional. Aplica tintas e massa corrida e pode ser utilizado com até duas pistolas para aplicação de tintas. Alta durabilidade, simplicidade de funcionamento e baixo índice de manutenção. Montado em um carrinho robusto e resistente. Venha para o sistema Airless e aumente sua produtividade hoje mesmo!
Os equipamentos Airless para demarcação viária são práticos, simples de utilizar e de limpar, compactos, leves e com melhor custo benefício frente a outros processos de pintura na demarcação.
Além de demarcação, todos os modelos podem ser utilizados para pintura de outras superfícies apenas desacoplando o aplicador e utilizando-o como pistola manual. Pinte também cercas, muros, muretas, etc...
Modelos que se encaixam em cada necessidade. Confira!
Este é o modelo de entrada da linha de demarcação. Indicado para demarcação de áreas bem niveladas como estacionamentos de shoppings e supermercados, quadras esportivas, entre outros.
Equipamento de demarcação para serviços pesados. Proporciona linhas contínuas e retas ideais para aplicação de sinalização em pistas de aeroportos, estradas, faixas de pedestres e campos esportivos. O PL2850 permite o uso de diversos tipos de tintas, como à base de água, alquídica e as emborrachadas.
Recomendada para trabalhos de média e larga escala como demarcação de sinalização viária em aeroportos, estradas e estacionamentos. Faz aplicação de marcas em campos de futebol com linhas contínuas, retas e sem emendas.
Pode ser utilizada com duas pistolas de aplicação simultâneas.
Os sistemas Airless tem alguns acessórios de uso obrigatório, os quais são fundamentais para o funcionamento do equipamento como bicos, filtros para pistola, filtros para bomba, porta bico, além de outros acessórios que podem ser adicionados para uma melhor performance ou aplicação adversa tais como extensores para pistolas ou Side Strap.
O bico Airless é uma das partes mais importantes do sistema Airless. Seu desgaste se dá conforme sua utilização, sendo que seu desgaste é maior conforme a maior pressão utilizada e conforme maior quantidade de sólidos no material.Você pode aprender mais sobre ele aqui em nossa seção sobre DÚVIDAS FREQUENTES. Existem várias numerações diferentes de acordo com cada necessidade.
A pistola de pintura é utilizada para direcionar a aplicação. O material a ser aplicado chega até a pistola em Alta Pressão através de uma mangueira própria para aguentar altas pressões, e na ponta da pistola encontra-se o bico Airless. Diferente da maioria das pistolas de pintura, a pistola Airless não tem nenhum tipo de regulagem pois toda a definição de vazão de material e largura de leque são definidos no Bico Airless.
Os filtros para pistola impedem que partículas maiores do que o orifício do bico ocasionem o entupimento do mesmo. São selecionados de acordo com cada necessidade conforme o Bico Airless escolhido e material a ser aplicado.
O dimensionamento de um equipamento Airless para a indústria geralmente deve ser realizado por um profissional com experiência com este tipo de equipamento levando em consideração os seguintes fatores:
Os equipamentos Airless são compostos por uma bomba que exerce alta pressão sobre o material a ser aplicado. Estas características citadas acima são fatores determinantes na escolha do modelo de bomba com a capacidade de exercer pressão suficiente a fim de atomizar o material de maneira uniforme. Ainda a mangueira e a pistola de pintura devem corresponder a esta mesma pressão, caracterizando um conjunto completo que atenda as características técnicas.
Em casos específicos, algumas aplicações como para Petrobrás S.A., os equipamentos são homologados pela Petrobrás e já vem com todas as características que o equipamento deve ter.
SIM! Não são todos os modelos de equipamentos que conseguem fazer a aplicação de Epoxi. É necessário um equipamento mais robusto e potente devido a alta viscosidade do material.
Para a aplicação de Epoxi para pisos industriais pode ser utilizado equipamento pneumático, elétrico ou a gasolina, sendo os dois últimos mais usados pela facilidade de deslocamento do equipamento ou ainda devido a utilização do equipamento a gasolina em obras ainda inacabadas sem instalações de rede de ar ou rede de energia elétrica.
Os equipamentos Airless podem gerar economia no setor de pintura por vários fatores. Ressalto primeiramente que é um equipamento que em comparação com outras tecnologias, exige um volume de produção considerável.
As diferentes tecnologias de pintura exigem determinado conhecimento específico sobre a sua melhor utilização. Por isso a WAP Equipamentos presta serviços de treinamento para indústrias com a finalidade de se obter o máximo proveito sobre o equipamento que está sendo utilizado.
Os equipamentos Airless elétricos Titan dividem-se em duas linhas. A linha Compact é indicada para até 660 m2 por dia, enquanto a linha Performance é indicada para profissionais, pintando até 1.000 m2 por dia.
Os modelos Titan Performance 850e, Titan Performance 1150e, Titan Performance 1650e tem capacidade para trabalhar com até 2 pistolas de pintura.
A limpeza do equipamento deve ser realizada com água para o caso do material utilizado na aplicação ser a base d`água ou com solvente caso o material aplicado tenha sido a base de solvente.
Deixe o tubo de sucção e o tubo de retorno dentro de um recipiente com o agente de limpeza adequado.
Posicione o botão regulador de pressão para o mínimo.
Abra a válvula de retorno.
Ligue o equipamento
Deixe o agente de limpeza circular por alguns minutos.
Feche a válvula de retorno.
Retire o Bico Airless da pistola e aponte-a para o recipiente. Acione o gatilho e também mantenha por alguns minutos.
Substitua toda a água ou solvente do recipiente por materiais limpos e repita totalmente o processo até não tenha mais vestígios do material aplicado no interior do equipamento.
A escolha de um equipamento Airless para construção civil deve ser feita de acordo com o uso do equipamento. Alguns fatores que devem ser levados em conta:
A escolha de seu equipamento Airless deve levar em consideração a sua utilização.
Fatores determinantes na escolha são: Quantidade de m2 a serem pintados por dia, viscosidade de material a ser aplicado, superfície em que será aplicada, durabilidade esperada do equipamento.
A limpeza do equipamento deve ser realizada com água para o caso do material utilizado na aplicação ser a base d`água ou com solvente caso o material aplicado tenha sido a base de solvente.
Deixe o tubo de sucção e o tubo de retorno dentro de um recipiente com o agente de limpeza adequado.
Posicione o botão regulador de pressão para o mínimo.
Abra a válvula de retorno.
Ligue o equipamento
Deixe o agente de limpeza circular por alguns minutos.
Feche a válvula de retorno.
Retire o Bico Airless da pistola e aponte-a para o recipiente. Acione o gatilho e também mantenha por alguns minutos.
Substitua toda a água ou solvente do recipiente por materiais limpos e repita totalmente o processo até não tenha mais vestígios do material aplicado no interior do equipamento.
Material | De | Até | Viscosidade |
---|---|---|---|
Vernizes | X09 | X11 | materiais finos |
Laca | X09 | X11 | |
Seladores a base d`água | X11 | X13 | |
Tintas a base de solvente | X13 | X15 | média |
Lacas a base d`água | X13 | X15 | |
Acrílicos | X13 | X15 | |
Látex para Interior | X13 | X15 | |
Vernizes de média viscosidade | X13 | X15 | |
Poliuretanos | X13 | X15 | |
Esmaltes | X13 | X15 | |
Látex para Exterior | X17 | X19 | |
Primers | X15 | X19 | |
Seladores | X17 | X21 | |
Epóxi | X17 | X21 | |
Látex pesado | X21 | X25 | mais grosso |
Elastômeros | X21 | X25 | |
Epóxi pesado | X23 | X27 | |
Elastômeros | X25 | X39 | bastante grosso |
Epoxi alto teor de sólidos | X29 | X39 | |
Materiais sem diluição | X29 | X39 |
Superfície a ser pintada | Bicos indicados* |
---|---|
Pintura Exterior | |
Paredes e tetos | 515, 517 |
Calhas | 413, 415, 515 |
Madeira | 515, 615, 517, 617 |
Muros | 515, 615, 517, 617 |
Tijolo à vista | 515, 615, 517, 617 |
Portas e janelas exteriores | 413, 415 |
Pintura Interior | |
Paredes e tetos | 515, 615, 517, 617 |
Portas | 309, 409, 311, 411, 413 |
Janelas | 209, 309, 211, 311, 213, 313 |
Armários | 309, 409, 411 |
Móveis | 309, 409 |
Acelerador: Uma substância que, quando adicionado a uma tinta, acelera a velocidade de cura.
Acetona: Um solvente de evaporação rápida com elevada solvência para certos tipos de compostos e resinas. Tem a característica de ter um odor similar a éter.
Uretano acrílico: Um revestimento baseado em uretano que também inclui acrílico em sua composição.
Ativador: Um componente necessário utilizado para proporcionar uma reação química para curar a tinta.
Aditivos: Substâncias químicas adicionadas a um acabamento em quantidades relativamente pequenas para dar ou melhorar propriedades desejáveis.
Adesão: O fenômeno pelo qual um material é ligado a um outro por meio de atração de superfície.
Airless Spray: Um sistema de aplicação de tinta sob forma de gotículas. A tinta é quebrada em partículas minúsculas, processo o qual é denominado atomização, sem a utilização de ar comprimido no processo. Através de uma bomba, a tinta é transferida em alta pressão (200 bar a 500 bar) para uma pistola que possui um bico com orifício muito pequeno (ex.: 0.007"), o qual realiza a atomização (Spray).
Pistola Airless: Aplicador em formato de pistola, o qual possui um gatilho de acionamento. Acessório utilizado exclusivamente em sistemas Airless. Na ponta da pistola airless, o pintor instala o Bico Airless com a pontuação correta de acordo com a tinta a ser aplicada e que melhor atende a cobertura da superfície a ser pintada.
Aquosa: Descreve uma solução a base de água.
Atomização: Já citado logo acima no termo Airless Spray, é a formação de gotículas de líquido no processo de pintura por pulverização. A atomização geralmente é gerada através de uma grande turbulência formada por uma cortina de ar ou uma forte queda de pressão.
Filme: Denominação dada à película de tinta que faz cobertura sobre uma superfície.
Baixa espessura de filme: O estado de um filme quando é muito fino para fornecer proteção para o substrato ou suportar condições ambientais.
Epoxi: Um tipo de tinta, adesivo ou plástico conhecido pela elevada resistência mecânica, boa adesão e resistência química.
Evaporação: A mudança de estado líquido para o estado gasoso. Característica geralmente encontrada nos solventes, os quais servem para diluição de tinta para transporte (veículo) até a aplicação. A evaporação do solvente pode se dar antes da queda da tinta sobre a peça ou depois.
Taxa de Evaporação: A velocidade na qual qualquer líquido evapora.
Humidade relativa: Uma medida da quantidade de vapor de água no ar. A humidade tem um grande efeito sobre o tempo de secagem das tintas.
Pintura Metálica: Pintura através de uma tinta que contém pigmentos metálicos, geralmente na forma de pequenos flocos de alumínio ou mica e são usados para aumentar o apelo visual do acabamento.
Mica: Um pigmento metálico que da aparência perolada. Usado para aumentar o apelo visual a um acabamento.
Casca de laranja: Uma irregularidade na superfície de uma película de tinta resultante da incapacidade de um filme húmido se nivelar depois de ser aplicado. Sua característica desigual tem aparência geralmente visual à uma casca de laranja, mas normalmente é suave ao toque.
Overspray: Uma quantidade elevada de partículas que podem se depositar demasiadamente sobre a peça ou ainda recochetear e ficar suspensa no ar ocasionando névoa. De qualquer forma, o Overspray é desperdício de material e pode gerar gastos desnecessários no consumo de tintas e solventes bem como saturação antecipada dos filtros de cabine, além de diminuir a qualidade do ar que o pintor respira.
Pigmento: Pequenas partículas adicionadas a base da tinta para influenciar suas propriedades tais como cor, resistência a corrosão, resistência mecânica, etc. Os pigmentos podem ser coloridos, semi-transparentes, pretos, brancos ou incolores.
Primer: A primeira camada de tinta aplicada a uma superfície. Concebida para melhor aderência e resistência a corrosão.
Sólidos: A parte da tinta que não se evapora, mas permanece na superfície para formar uma película. Geralmente medido com base no peso ou volume.
Solvente: Um líquido que irá dissolver alguma coisa. Geralmente ele é um líquido orgânico.
Sistema de dois componentes / Bi-Componente / 2K: Materiais como algumas tintas, agentes de enchimento e adesivos, os quais requerem a adição de um endurecedor ou um ativador para realizar uma reação química para causar a cura.
Veículo: Solventes, diluentes, resinas, gomas, secantes, etc. A porção líquida da tinta.
Viscosidade: A taxa de fluxo de um líquido. Solventes podem afetar a taxa de escoamento da tinta. A correta viscosidade pode permitir uma atomização adequada. A viscosidade pode ser medida através de um acessório denominado viscosímetro, medindo-se o tempo que leva para que uma dada quantidade de líquido flua através de um orifício.
A pistura está escorrendo por estar muito grossa. Também chamada de alta camada ou sobrecamada.
Possíveis causas: o operador não está movendo a pistola rápido o suficiente e deve aumentar a velocidade a qual desloca a pistola sobre a superfície de aplicação. Pode ainda escolher um Bico Airless com menor vazão a fim de que passe menos tinta pela sua ponta, ou ainda um Bico Airless com ângulo de leque maior a fim de maior espalhamento de tinta. A distância entre a pistola e a superfície pode estar incorreta ou ainda pode ser necessário alterar a viscosidade da tinta.
Uma das principais causas da pintura sair riscada nas estremidades do leque é a falta de pressão. Aumentando a pressão através do aumento de potência da bomba poderá solucionar o problema.
Se o controle de pressão da bomba já está no máximo e você continua tendo este problema, você pode precisar reduzir o comprimento da mangueira a fim de reduzir a perda de pressão. Também certifique-se de que todos os filtros, tanto da bomba quanto da pistola estejam limpos.
Os Bicos Airless são indicados para cada tipo de tinta a ser aplicada. Um mal dimensionamento de bico pode ocasionar em uma má atomização resultando em riscos. Instalando o Bico Airless adequado pode solucionar o problema. Bicos sofrem desgaste com o uso. Se o bico está riscando após muito tempo de uso, considere a sua substituição.
O fundamental num bom trabalho de pintura é obter uma camada regular sobre toda a superfície. Isto é feito com movimentos uniformes. Mantenha o movimento do braço num ritmo constante e mantenha a pistola a uma distância constante da superfície. A melhor distância de pulverização é de 25 a 30 cm entre o bico e a superfície.
Mantenha a pistola nos ângulos corretos contra a superfície. Ou seja, mova o braço para a frente e para trás, em vez de flectir o pulso.
Mantenha a pistola perpendicular à superfície, caso contrário uma extremidade do padrão ficará mais grossa do que a outra.
Acione a pistola após iniciar a descarga. Largue o gatilho antes de finalizar a descarga. A pistola de pulverização deve mover-se quando o gatilho é pressionado e largado. Sobreponha cada camada cerca de 30%. Isto vai garantir um revestimento regular.
Se apresentar arestas vivas ou se houver estrias no jato de pulverização, aumente a pressão de funcionamento ou dilua o material de revestimento.
Você precisa prestar muita atenção na hora da compra de filtros pois existem vários modelos diferentes para cada marca/modelo de equipamento.
A melhor forma de comprar os filtros corretos é informando ao vendedor o modelo de sua pistola bem como o modelo do seu equipamento.
Além dos modelos diferentes, os filtros tem malhas diferentes com capacidade de filtragem diferentes de acordo com cada necessidade. Estas malhas são:
Filtros para Pistolas Airless:
1. Protetor do Gatilhao / 2. Cabeça da Pistola / 3. Vedação / 4. FILTRO PARA PISTOLA AIRLESS / 5. Cabo da pistola
Filtros para Bomba Airless:
1. Alojamento do filtro / 2. Mola do adaptador / 3. FILTRO PARA BOMBA AIRLESS / 4. Anel de Suspensão / 5. Mola / 6. Anel de Vedação / 7. Base do Alojamento / 8. Bujão de Filtro
Materiais com menos viscosidade requerem malhas mais fechadas, enquanto materiais mais viscosos necessitam de malha mais aberta.
Caso hajam problemas de entupimentos frequentes, a substituição por um filtro mais fechado pode auxiliar.
Por trabalhar com alta pressão, os Equipamentos Airless necessitam de mangueiras especiais que tenham capacidade para operar a altas pressões.
Como existem vários modelos diferentes de equipamentos airless, é necessário observar algumas informações técnicas importantes para escolher a mangueira mais adequada a seu equipamento.
Caso você não tenha certeza de que mangueira deva comprar, solicite a uma pessoa de sua confiança que conheça o sistema airless para lhe ajudar a definir qual deve ser a mangueira adequada. A mangueira de um equipamento nem sempre pode ser a ideal para outro modelo.
Dependendo de cada situação, pode ser necessária uma mangueira mais grossa ou mais fina, sendo padrão mangueiras de 3/16", 1/4" e 3/8", sendo que o mal dimensionamento entre espessura e comprimento da mangueira pode ocasionar perda de pressão no caso de uma mangueira mais grossa que o ideal ou ainda pouca vazão de produto caso a mangueira esteja muito fina.
Os equipamentos Airless são equipamentos robustos e resistentes, fabricados com materiais bastante duráveis. Costumam dar pouca menutenção se utilizado da maneira correta e sendo limpo da maneira adequada sempre logo após o término de sua utilização a fim de que não fique material seco em seu interior. Além da limpeza, é necessário manter o conjunto bem lubrificado utilizando o óleo adequado e aplicado de acordo com cada modelo de equipamento.
Para estes cuidados, a equipe de pintura deve receber um treinamento adequado e sua boa prática deve ser acompanhada. Isto diminuirá a parada do equipamento e aumentará sua vida-útil.
Não é possível determinar períodos de tempo entre em uma manutenção e outra devido as variantes de materiais e uso dos equipamentos.
A manutenção mais corriqueira no equipamento é nas vedações e gaxetas do sistema hidráulico e substituição de esferas e outras partes que sofrem desgaste natural. A má limpeza, sobrecarga ou uso indevido pode ocasionar necessidade de troca de peças que não são de desgaste normal.
Você pode adquirir seu equipamento para pintura com tecnologia Airless de qualquer lugar do Brasil. As formas de pagamento são facilitadas e dependem da marca/modelo do equipamento de seu interesse. Trabalhamos com cartões de crédito, faturamento a prazo direto para Pessoa Jurídica, cheques ou Cartão BNDES.